Ciclo Formativo para coordenadores e diretores da Educação Infantil

Os coordenadores e diretores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Brusque (SC) participam até 10 de dezembro do Ciclo Formativo do Fazer Gestor. O primeiro dos 10 encontros on-line foi realizado na sexta-feira (30).

Organizadas pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Faculdade Phorte e o Grupo Colaborativo GCOL, as formações mensais são realizadas pelo professor doutor Cristiano Alcântara, de São Paulo (SP).

De acordo com ela, a formação tem como objetivo olhar para os espaços, pensar nos contextos e também realizar as narrativas dos percursos. “Após realizada a formação, o objetivo é produzir um livro para dar publicidade a essa trajetória e possibilitar a socialização das ações realizadas na rede municipal de Brusque”, ressalta.

Os organizadores do Ciclo Formativo planejam que após o desenvolvimento das temáticas, seja promovido um encontro presencial com o formador (se as condições sanitárias em função da pandemia permitirem).

“Também se fará necessária uma estratégia de visitação às Unidades Educacionais seguindo um protocolo de análise de registro”, conclui Ivanete.

Conheça o formador

Cristiano Alcântara é graduado em Pedagogia em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Santo André (2004) e em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Franca (2014). É mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Cursou pós-doutorando na PUC-SP. É coordenador pedagógico na rede municipal de São Bernardo do Campo e São Paulo, respondendo pela Divisão da Educação Infantil da Cidade de São Paulo. Atua como professor da Faculdade do Educador desde 2018. Líder do Grupo Colaborativo GCOL. Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos diários de bordo e a reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância. Também pesquisa a mediação da leitura, tanto para crianças como para os professores. É autor dos livros Coordenação Pedagógica na Infância – a gestão dialogada com os registros, entre outras obras.

“Com todo o seu conhecimento, experiência, dinamismo e alegria, o professor Cristiano prontamente atendeu o convite para trabalhar com os nossos diretores e coordenadores, para fortalecer a gestão das unidades escolares e refletir sobre as práticas e os fazeres pedagógicos da rede”, explica a diretora de Educação Infantil, Ivanete Lago Groh.

Confira o cronograma da formação

28/05 – 8h30 à 10h30 – Plano de ação: foco nas metas de modificação do espaço

25/06 – 8h30 à 10h30 – Plano de ação: registro do processo de modificação

30/07 – 8h30 à 10h30 – Materialidades e tempos, ação docente e gestora