Danças Urbanas com E.E.F. Professora Isaura Gouvêa Gevaerd

Notícia do Dia

As Danças urbanas são um objeto de conhecimento da unidade temática: Danças. Esse tema deve ser contemplado pelo componente curricular Educação Física. Dentre essas danças está o Hip-Hop, o qual foi ensinado aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, pela professora Francielle Evangelista em suas aulas durante o II trimestre letivo de 2021, na E. E. F. Prof. Isaura Gouvêa Gevaerd.

Aplicando a concepção aberta de ensino: o construtivismo piagetiano, inicialmente a professora apresentou o Hip-Hop aos alunos, demonstrando-lhes alguns passos básicos. Nas aulas seguintes, os alunos aprenderam sobre a criação de passos e construção coreográfica. Por fim, organizaram-se em grupos e foram orientados a criarem sua própria coreografia de acordo com o que haviam aprendido. Os alunos tiveram a oportunidade de escolher a música e o figurino e elaborarem um cenário para a apresentação de suas criações. A professora registrou os trabalhos em vídeo e compilou-os resumidamente na versão aqui disponibilizada.

Segundo a professora Francielle, os alunos foram constantemente instigados a participarem ativamente das aulas; trabalharem em equipe e agirem com autonomia. Essas são as bases do chamado Método Ativo de Piaget. Foram valorizados os conhecimentos que eles possuíam e, com a mediação da docente, levados a uma ampliação desses saberes, ou seja, transcenderem em sua corporeidade.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aPvKBRMEsTc]