Gamificação, uma grande aliada da Educação com a EEF Paquetá

Notícia do Dia

Aliar a gamificação na educação é uma das estratégias que vem gerando resultados bastante positivos, mesclando a lógica dos jogos com elementos de aprendizagem. Essa ferramenta potencializa os processos de ensino-aprendizado e aumenta o engajamento com a informação de maneira espontânea, uma vez que os alunos estarão em seu “habitat natural”. Em outras palavras, trata-se de despertar o interesse do estudante com elementos que ele já domina, ou seja, que fazem parte do seu dia a dia. Sua utilização permite que o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado, as tarefas são de acordo com seu nível de conhecimento e o educador atua como mediador e motivador. Os recursos presentes nos games, como fases, desafios, recompensas etc. também contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Inevitavelmente, com a utilização da gamificação as aulas se tornam mais dinâmicas, envolvendo a todos e proporcionando uma quebra de rotina — o que é muito importante para manter os estudantes motivados e interessados em aprender. Motiva uma interação social entre eles e os educadores, no qual trocam conhecimentos, compartilharão sugestões para a resolução de problemas, apresentarão diferentes ideias e conceitos uns aos outros. Quando jogamos um game, nos sentimos desafiados. Independentemente se estivermos perdendo ou ganhando, criamos certa competição conosco mesmo, de tal maneira que a vontade, na maioria das vezes, é de sempre continuar.

Essa persistência é muito importante para o aprendizado, uma vez que o indivíduo aprende com o erro. Sendo assim, as plataformas de ensino são aliadas importantíssimas quando o assunto é gamificação na educação.

Percebendo a necessidade de tornar suas aulas mais atrativas e dinâmicas, a professorara Jaqueline Maria Wanka do 3º ano A/C utilizou dos benefícios da gamificação em suas aulas criando o site WORWALL jogos interativos com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das habilidades essenciais de fala, leitura, escrita , escuta e raciocínio lógico. A professora desenvolveu jogos da memória , jogos das rimas , jogos envolvendo sucessor e antecessor, jogos para ordenar frases entre outros. Todos esses jogos foram disponibilizados aos alunos tanto na sala de aula quanto na Plataforma Moodle na qual os alunos puderam acessar e usufruir de diversos conteúdos motivadores em suas casas reforçando ainda mais o aprendizado. Ao aliar a gamificação em seu planejamento a professora percebeu nos alunos uma maior interação social e maior participação deles em sala, percebendo alunos mais curiosos , engajados e motivados na absorção e retenção dos conteúdos propostos.

WhatsApp Image 2021-04-27 at 13.27.51
WhatsApp Image 2021-04-29 at 16.17.57