Pular para o conteúdo

Secretaria de Educação de Brusque

Meu Nome com CMEI Rio Branco

Notícia do Dia

As crianças estavam curiosas em relação a grafia de seus nomes, aproveitamos esse interesse para desenvolver com elas vivências relacionadas a identificação do nome próprio. Nossa intenção pedagógica foi promover ações além do papel e da simples memorização, queríamos que se divertissem, explorando a coordenação motora fina e ampla, a concentração e a criação artística.

Por tanto, apresentamos brincadeiras com o uso das fichas e das letras iniciais dos nomes, como detetive e a dança das cadeiras. Fomos para o ambiente externo e por lá riscamos as letras no chão e caminhamos por cima delas, como também, levamos os moldes de letras e com pedrinhas as contornamos.

Destacamos as características físicas nos observando e nos desenhando no espelho. Caminhamos a procura de gravetos e recriamos nossos corpos. Brincamos com as nossas sombras, imitamos movimentos corporais e os criamos livremente. Usamos a tesoura, a cola, o pincel e construímos porta-retratos, que decoraram nossa sala.

Conversamos com as famílias e através delas conhecemos o significado e o porquê da escolha dos nomes, deixando as crianças orgulhosas dessa descoberta. Confeccionamos colares com a letra inicial, carimbamos papéis usando rolhas, criamos tintas usando o papel crepom, enfim, foram várias as vivências que auxiliaram a criança na identificação e na representação de sua identidade.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.