Secretaria de Educação de Brusque

No Sul do Brasil, uma história de sucesso entre tecnologia e educação

Na cidade de Brusque, em Santa Catarina, a tecnologia está criando uma história de excelência para a educação pública

Democratizar o acesso às tecnologias é um dos maiores desafios atuais das escolas públicas. E não estamos falando apenas de dar acesso a computador com internet, mas também de fomentar práticas pedagógicas inovadoras.
É por isso que a Prefeitura Municipal de Brusque, em Santa Catarina, está investindo em uma parceria com a Altbit, empresa especializada em fornecer soluções personalizadas de tecnologia. A ideia é dar conta do Plano Municipal de Educação, que tem demandas específicas sobre a incorporação de tecnologias na rotina de alunos e professores.
O programa beneficia cerca de 8 mil alunos e 450 professores de 21 escolas do Ensino Fundamental.
Além de chromebooks e gabinetes de recarga, a Altbit forneceu telas digitais interativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula.

Já para os professores, foram adquiridos 450 chromebooks individuais. Além de beneficiar os alunos e professores, o projeto serve como modelo para outros municípios que buscam atualizar suas escolas. Atualmente, a Altbit está testando uma solução para aplicação de prova online para que o aluno seja testado na escola ou em casa.
Essa ferramenta tem diversos benefícios, pois ajuda desde a aplicação até a correção dos testes, com mecanismos para evitar cola e plágio. Os pontos positivos não param por aí. As informações das provas alimentam um banco de dados que pode ser acessado pela escola e prefeitura. Isso tem o potencial de ajudar o poder público na tomada de decisões, como, por exemplo, identificar lacunas de conhecimento em determinada escola.
Fonte: Site Olhar Digital.

Marcações: