Prefeitura de Brusque vai implantar mil câmeras para monitorar áreas escolares

Anúncio foi feito em reunião, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (06), da força conjunta que reúne a Prefeitura de Brusque, Polícia Militar e Polícia Civil

Dando continuidade às ações de segurança para a rede municipal de ensino de Brusque, mais uma reunião ocorreu entre a Prefeitura de Brusque, Polícia Militar e Polícia Civil, esse encontro, que foi realizado de forma online, contou com a presença de todos os diretores da rede municipal de ensino. Na ocasião, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, anunciou investimento na aquisição de mil câmeras de monitoramento.

O encontro ocorreu na prefeitura de Brusque, na manhã desta quinta-feira (06), e contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, do vice-prefeito, Gilmar Doerner, do comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, o tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri e da secretaria de Educação, Eliani Buemo e outros membros das forças de segurança.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, destacou o inevestimento e o trabalho a ser realizado de força conjunta para a segurança dos alunos. “Estamos anunciando investimento de mais de um milhão de reais em equipamentos para monitoramento, para fazer com que possamos aumentar a segurança das nossas escolas. Então, é uma reunião de trabalho para que nossos diretores possam receber as orientações das forças de segurança e juntos com a população, com a comunidade escolar e com os pais aumentarmos mais a segurança,” disse.

União de forças e diretrizes

No encontro, foi debatido a união de forças para aumentar a segurança das áreas escolares, incluindo a parceria com as APPs das ecolas para o apoio financeiro para o monitoramento das áreas, já que o poder público municipal vai implantar toda rede de monitoramento por câmeras. O estudo técnico realizado prevê a implantação de mil câmeras em todas as 63 unidades escolares da cidade.

O tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior explicou que ações de segurança na área escolar já vêm sendo tomadas. “A Polícia Militar tem essa parceria com as escolas do município, e não é de agora, onde a gente presta todo apoio necessário para garantir a segurança de todos que frequentam a escola. Durante esse ato de Blumenau, teve essa situação de pânico na nossa cidade. A gente reforçou o policiamento, para tranquilizar a situação. Dentro dessa nossa realidade, a gente tem a Rede de Segurança Escolar, onde a gente tem as escolas cadastradas, e as mesmas recebem rondas periódicas, tem um canal de comunicação mais rápido com a Polícia Militar. Além disso, a PM tem mais quatro programas envolvendo as escolas do município, como o Proerd, nós temos também o Estudante Cidadão, realizado na Escola Augusto Dutra, além da Transitolândia, aonde as crianças vão no Batalhão da PM. Todos esses programas visam aproximar a comunidade escolar, e trazer mais segurança aos alunos. Nós vamos estar reforçando nosso policiamento, para que a gente volte a normalidade nos próximos dias.

Captura de tela 2023-04-10 140815
Captura de tela 2023-04-10 140933
Captura de tela 2023-04-10 140842
Captura de tela 2023-04-10 140905

Cuidado com notícias falsas

Uma das preocupações da equipe de trabalho é com a disseminação de notícias falsas, destacando a necessidade que a população tem em fazer a checagem ao repassar informações recebidas, isso para não aumentar o pânico diante das fake news.

O delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, também falou sobre o assunto. “É importante que essas notícias sejam muito bem filtradas, pois nessas situações, é comum que um grande número de fake news sejam disseminadas, mobilizando policiais e instaurando ainda mais o pânico. Então, é necessário que tenha muita cautela, faça a checagem das informações, não repasse notícias falsas, para que evite esse pânico,” esclareceu.

Faveri aproveitou a ocasião para falar da investigação que vem ocorrendo em relação à tragédia de Blumenau. “A Polícia Civil do estado está toda mobilizada, policiais de toda região estão deslocados para Blumenau, para qualificar a investigação, e certamente será um inquérito muito bem-feito e manuseado pelos delegados de polícia lá presentes. Nesse sentido, esse tipo de ocorrência acaba naturalmente sendo seguida de pânico generalizado que ocorre após o crime, e aí é importante que todo os gestores, comunidade, Associação De Pais, Professores e Alunos, tenham cautela e serenidade nesse momento, porque a Polícia Civil tem um monitoramento de inteligência das redes sociais, e obviamente ataques serão investigados, prevenidos e apurados,” explicou.
Fonte: Portal de Brusque.