Secretaria de Educação de Brusque

Prefeitura realiza teste do botão de alarme para escolas municipais de Brusque

Teste aconteceu na manhã desta sexta-feira

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Bursnardo Buemo, a equipe da pasta e os profissionais de tecnologia fizeram o primeiro teste do botão de alarme nas escolas municipais na manhã desta sexta-feira, 26.

O botão de alarme se constitui em um sistema de alerta, uma tecnologia que aproveita o sistema Infovias, que recebeu investimentos do município de R$ 3 milhões, a ser instalado em todas as 60 unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino.

Ideia apresentada

O chefe de tecnologia da informação da secretaria de Saúde, Victor Sardo, explica que após os incidentes que aconteceram na escola de Blumenau, a equipe teve a ideia e apresentou à Secretaria de Educação, que trabalhou em conjunto para a criação.

“Para o botão de alarme, unimos a tecnologia hardware, que são os kits Arduíno, em uma placa de automação, software e tecnologia de rede. Este software trabalha em nuvem, monitorando todas as unidades escolares, e assim que alguém aciona o botão, emite um alarme para a secretaria de educação”, afirma.

Eliani diz que a tecnologia também será implementada nos celulares de pessoas que tenham uma relação com a escola, para ajudar na cominação com a Polícia Militar.

“Ele será usado em situações de necessidades, e simultaneamente na Secretaria de Educação vamos receber o alerta e realizar as medidas necessárias. Além disso, na próxima semana será instalado na primeira unidade escolar”, afirma.
Fonte: Jornal O Município.