Secretaria de Educação de Brusque

Semana da Dislexia na Rede Municipal de Educação de Brusque: Atenção e Conscientização

Dia 16 de novembro marca o Dia Nacional da Atenção à Dislexia, e na Rede Municipal de Educação de Brusque, esta data é especialmente marcada pela realização da Semana da Dislexia. Este evento anual é dedicado à disseminação e conscientização de temas relacionados à dislexia, estimulando o diálogo e debates abrangentes sobre os sinais e diagnóstico precoce nas unidades escolares do município.

A Dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta as áreas de leitura e linguagem, sendo considerada um transtorno específico da aprendizagem. Seus sintomas frequentemente afetam o desempenho acadêmico dos estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas. A equipe do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (NAMEI) desempenha um papel crucial durante a Semana da Dislexia. Continuamente, oferecem formações aos professores do Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da escola, visando identificar e acompanhar crianças com condições diferenciadas de aprendizagem. Além disso, alertam as famílias sobre as necessidades de terapias complementares e demandas específicas de cada criança.

O foco principal é realizar a identificação precoce, envolvendo toda a comunidade escolar de forma efetiva no tema abordado. Anualmente, a equipe do NAMEI trabalha com ênfase para sensibilizar e engajar a comunidade escolar, destacando a importância de compreender e apoiar os alunos com dislexia.

Integrando Todos os Envolvidos: Uma Perspectiva Sensível.

Franciele Mayer

A secretária de Educação Franciele Mayer, ressalta a importância de ofertar um olhar mais sensível ao aluno disléxico, permite a superação e prevenção de diversos sintomas que atingem a vida acadêmica, emocional e social e, que podem ser manifestados perante as tentativas de lidar com o fracasso escolar, como: a baixa autoestima, o medo da rejeição dos colegas e professores, ansiedade, fobia social, agressividade reprimida, depressão, uso de substâncias psicoativas, entre outras formas de manifestação. Entende-se que a postura da equipe multiprofissional (como fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e assistente social) e da equipe escolar, deve ter como foco trabalhar estratégias adequadas que possibilitem o aprender eficaz, tranquilizar o aluno e sua família orientando que todos têm os seus pontos fortes e fracos e maneiras diferentes de aprender!

Nossa rede desenvolveu atividades alusivas ao tema Dislexia com todos os alunos, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Educação Inclusiva como Pilar Fundamental: A Semana da Dislexia na Rede Municipal de Educação de Brusque não se limita a um mero destaque à importância da identificação precoce da dislexia; ela transcende para se tornar um marco que ressoa a necessidade urgente de uma abordagem sensível e inclusiva no ambiente educacional. Ao unir forças e integrar todos os envolvidos, desde dedicados professores até atenciosos familiares, a comunidade escolar constrói não apenas uma base, mas sim um alicerce robusto para o aprendizado efetivo.

Nesse cenário, a sensibilidade se converte em instrumento, e a inclusão se torna a pedra angular para promover o desenvolvimento integral de cada aluno. O compromisso de compreender e acolher as diferenças não é apenas uma diretriz; é um compromisso vivo que impulsiona a jornada educacional. Aqui, as barreiras são substituídas por pontes, permitindo que cada estudante, independentemente de suas peculiaridades, trilhe seu caminho único em direção ao conhecimento.

Ao reconhecer a dislexia não como uma limitação, mas como uma singularidade que enriquece o mosaico da aprendizagem, a Semana da Dislexia firma-se como um catalisador para uma transformação mais profunda e significativa. Não se trata apenas de identificar desafios, mas de cultivar soluções e estratégias que transcendem as barreiras, promovendo um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e enriquecedor.