Pular para o conteúdo

Secretaria de Educação de Brusque

Trabalhando o livro “Apostando com o monstro” com a EEF José Vieira Côrte

Notícia do Dia

 

A aprendizagem lúdica e significativa é algo que levamos para o resto de nossas vidas. Escolher bons livros requer tempo, mas nos leva para essa possibilidade. Podemos fazer a diferença em sala de aula quando usamos a criatividade, o bom senso e a vontade de fazer melhor. Durante duas semanas os alunos do 3º ano com a professora Angela Merizio da Escola de Ensino Fundamental Professor José Vieira Côrte expandiram seus conhecimentos com a sequência de atividades planejadas partindo da literatura infantil “Apostando com o monstro” de Kim Kyoung Hwa e  Jung Yoon Chul. Conseguimos envolver os componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Geografia, História e Ciências.

Habilidades Trabalhadas:

0000005- Relatar experiências pessoais, com observância da sequência dos fatos e do nível de informatividade necessário, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.).

EF12LP17- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto

00000003- Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais ao participar de atividades escolares.

00000004- Interpretar o sentido de aspectos não linguísticos (paralinguísticos) da fala, como olhar, riso, gestos, movimentos de cabeça (de concordância ou discordância).

EF02ER03- Perceber-se como pessoa interdependente que estabelece relações de pertencimento com a natureza e a sociedade.

EF02MA06- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais convencionais.

EF02MA16- Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

EF02MA05- Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. 

EF02CI07- Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

EF02CI08- Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.)

EF02GE06- Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono, etc.)

EF02GE04- Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. Mudanças e permanências.

EF02HI03- Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.12.46
WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.13.04
WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.13.24
WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.14.15
WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.38.26
WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.39.08


Facebook


Instagram


Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.